Últimos Artigos

Criação do Tenébrio molitor Leia mais...
Grilo Preto Leia mais...
Barata Cinérea Leia mais...

Últimas Dicas

03
set
Introduzindo o Tenébrio Desidratado Leia mais...
12
jul
Seu Pássaro Não Come Farinhada? Leia mais...
11
jul
Instalação – Noções Básicas Leia mais...

Barata Cinérea

19/07/2013

Barata Cinérea (Nauphoeta cinerea) - Proposta para inclusão da espécie na categoria “Animal Doméstico”

Classificação Zoológica

Filo: Artropodes

Classe: Insetos

Ordem: Blattariae

Familia: Blaberidae

Nome cientifico: Nauphoeta cinérea (Olivier, 1789)

Biologia

Atualmente são conhecidas cerca de 4000 espécies de baratas no mundo, sendo conhecidas no Brasil cerca de 1000 espécies. A grande maioria vive em ambiente silvestre, sendo que apenas 1% dos blatódeos vive em sinantropia.

Dimensões: Adultos apresentam entre 25-29 mm de comprimento.

Descrição: Acinzentada matizada. Pronoto com desenho característico. As asas são manchadas e não cobrem o abdomen.

Hábito alimentar: São onívoras, e aceitam tanto alimento animal quanto o vegetal, embora deem preferência aos vegetais.

Ciclo de vida: Vivem aproximadamente 1 ano, com a realização de 8 ecdises em média nesse período. Apresentam metamorfose incompleta, passando pelos estágios de ovo, ninfa e adulto, com a ausência do estágio imóvel (pupa).

Reprodução: Sexuada, em colônias.

Maturidade sexual: Em média com 150 dias estão aptas a reprodução.

Incubação: Nessa espécie a incubação é interna, e os filhotes nascem logo após a exposição da ooteca (vivipora).

Ooteca: Tem cerca de 15-18mm de comprimento, de coloração marrom clara, com marcações mostrando a posição dos ovos. Contém 26-40 ovos e é incubada por 36 dias até a eclosão.

Nascimento dos filhotes: ao nascerem apresentam coloração esbranquiçada, que escurece adquirindo uma tonalidade marrom escura após 24 horas. Os filhotes ficam abaixo do abdômen da fêmea por algumas horas após o nascimento.

Ninfas: A diferença entre as ninfas e os adultos reside basicamente nas asas  – ausente nas ninfas – que se desenvolvem externamente nos últimos instares; e quanto à maturação dos órgãos sexuais, não desenvolvidos nas ninfas. Ninfas apresentam marcas claras nas margens ântero-lateral dos tergitos abdominais.

Dimorfismo sexual: Os blaberídeos são diferenciados pela presença ou não de estilos na placa subgenital. Os machos apresentam estilos as fêmeas não, e é comum as fêmeas terem o abdômen mais desenvolvido.

Distribuição: Nauphoeta cinerea é provavelmente nativa do Leste da África, abaixo do equador, e se espalhou para outras regiões do mundo através de navios de comércio. A atual distribuição é nas regiões tropicais do mundo, incluindo América do Sul (Brasil), Cuba, Antilhas, México, Ilhas Galápagos, Havaí, Austrália, Filipinas, Indonésia, Malásia, Singapura, Ilhas Maurício e Madagascar. Ocorre nos EUA em torno de Tampa, Florida. Não se trata de espécie ameaçada, e também não é considerada praga agrícola de acordo com parecer do MAPA em anexo.

Habitat: Noturnas, lucífugas, higrófilas e termófilas. Espécie sinantrópica, mas não existem estudos comprovando que são capazes de trazer doenças ao homem. Ela não vive no mesmo ambiente que a Periplaneta americana (Barata doméstica), preferindo jardins, locais com terra, próximo ao homem.

Insetos Vivos (Alimentação Animal e Isca para Pesca) - Espécie popular como alimento vivo, principalmente para repteis, aves e aracnideos, além de ser muito utilizada como isca para pescaria. Institutos de pesquisa como o Butantan/SP e Ezequial Dias/MG dependem desses insetos para criação de aranhas e escorpiões e produção de soro anti-veneno.

Insetos Desidratados (Alimentação Animal) - Utilizadas para enriquecimento de rações para animais silvestres e exóticos, sendo muito palatáveis e com alto valor nutricional. Baratas desidratadas chegam a ter 70% de PB, com perfil de aminoácidos de alta digestibilidade, sendo um componente de vasta utilização na indústria de Pet Food.

Gilberto Schickler